26ª ABF Franchising Expo | Um Resumo da Feira de Franquias

Tempo de leitura: 6 minutos

26ª ABF Franchising Expo, Principal evento do Mercado de Franquias Nacional

Acabou de acontecer em São Paulo a 26ª ABF Franchising Expo (de 21 a 24 de junho de 2017) no Expo Center Norte, essa que é a Principal vitrine do setor de Franquias, que registrou um crescimento nominal de 9,4% no primeiro trimestre do ano.

A 26ª ABF Franchising Expo mostrou a face de um Brasil pouco evidente nos últimos meses: empreendedores que acreditam no País e estão dispostos a investir, gerar empregos e renda nos mais variados setores da economia.

Essa disposição foi verificada tanto entre as marcas expositoras da feira, como entre os visitantes, que demonstraram conhecimentos elementares do sistema, interesse direcionado para determinados segmentos ou marcas e, acima de tudo, disposição em abrir e/ou desenvolver novos negócios.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “a edição deste ano é mais um sinal de que o Franchising Brasileiro esboça uma reação e os caminhos estão lançados: busca incessante por eficiência, gestão próxima e ativa, inovações e o oferecimento de experiências únicas aos consumidores finais. Na feira, pudemos ver vários exemplos em termos de soluções tecnológicas, modelos de negócio, produtos, serviços e nichos de mercado. É o Franchising se reinventando para a próxima curva de crescimento econômico que tem tudo para se concretizar quando os agentes econômicos recuperarem sua confiança”.

Números da feira: 65 mil visitantes, 400 expositores (confira aqui a lista completa), cerca de 3 mil participantes em palestras na Arena do Conhecimento, 2 mil congressistas na ABF Franchising Week. Muitos expositores relataram à organização grande volume e qualidade dos contatos realizados, o que tende a se traduzir em novos franqueados para o sistema nos próximos meses.

Eu estive por lá para acompanhar as novidades e oportunidades do mercado de franquias e trazer para você um resumo do que vi por lá.

  • ABF Expo 2017
    Sucesso de público na ABF Franchising Expo 2017
  • João Dória na ABF Expo
    Prefeito João Dória na Cerimônia de Abertura da Feira
  • ABF Franchising Expo 2017, em destaque Franquia NYS Collection
  • Altino Cristofoletti Junior
    Presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, entregando Prêmio de Sustentabilidade

 

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 400 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Destaque para a presença de 84 novos expositores, grande diversidade de segmentos (além dos tradicionais Alimentação, Saúde e Beleza, Educação, novos nichos como marketing sensorial, recreação infantil, cuticularia, tiro ao alvo, culinárias étnicas, ensino digital de crianças e adolescentes, etc.) e novos formatos (trailers, containers, venda direta, venda online, etc.).

Quem foi até a feira de franquias pôde encontrar franquias de diversos segmentos e com investimentos que variam de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Um dica que eu sempre dou para quem vai a uma feira de franquias é que você deve primeiro identificar o segmento que você mais se identifica, para isso você deve fazer uma análise do que você tem mais habilidade em fazer e que você também é apaixonado em fazer. Essa e outras dicas você encontra no meu e-book “Franquia Perfeita – Encontre a Oportunidade Certa em 7 Passos”clique aqui para baixar agora.

Você encontra, hoje em dia, franquias em praticamente todos os segmentos de negócios existentes. Seguem aqui os principais: Alimentação, Beleza e Lazer, Educação, Calçados e Acessórios, Casa e Construção, Saúde, Vestuário, Lavanderia, Limpeza e Conservação, Conveniência, dentre outros.

  • Isael Molgori e José Loibman
    Isael Molgori, seguidor do Blog Abra uma Franquia
  • Bruno Barros, fundador da rede de academias Noxii Live Center
  • Lucas Figueredo, Diretor de Expansão da rede 10 Pastéis
  • Leonardo Lamartine, Presidente do Grupo Bonaparte, me presenteando com o livro que conta os 30 anos de história da ABF
  • Equipe da Franquia JAN-PRO do Brasil

 

Nessa edição da ABF Franchising Expo também pude observar algumas novidades. Desde novos modelos de negócios (mais compactos) até conceitos inovadores, com destaque para a academia sem máquinas, Noxii, que eu tive a oportunidade de visitar o estande e entrevistar o Bruno Barros (Fundador da rede). Fique atento que em breve a entrevista será publicada aqui no blog, assine nossa newsletter para ser avisado em primeira mão!

Outra novidade foi o Smart Mall, com soluções tecnológicas inovadoras para o varejo e as franquias.

Para Henrique Neto, gerente de expansão das Óticas Carol – uma das expositoras do espaço –“apresentamos algumas novidades tecnológicas que impressionaram bastante o público que nos visitou durante esses quatro dias de evento. Dentre esses equipamentos estavam: espelho interativo, vitrine inteligente, mapa interativo, contagem de fluxo e inventário inteligente, e muitas pessoas que nos procuraram vieram por conta das novas tecnologias e também por conta da franquia”.

O visitante Mauro de Sousa confirmou essa percepção: “O Smart Mall é um complemento às pessoas que vêm aqui procurando por franquias. São facilidades que as marcas podem apresentar aos seus futuros sócios. Achei muito interessante”.

Já a ABF Franchising Week, reuniu ao longo de uma semana mais de 2 mil pessoas para debater temas variados como o mercado de Alimentação Fora do Lar (Food Service), boas práticas na expansão de redes, a presença e liderança da mulher no mercado de franquias, multifranqueados, franquias educacionais, metodologias de gestão e atualizações no campo jurídico.

Destaque para a palestra de Alessandro Thiry, Diretor da Arcos Dourados (McDonald’s no Brasil), no Congresso de Expansão de Redes. Ele ressaltou a importância que a escolha do ponto representa no sucesso da unidade franqueada:

“Mais importante do que saber vender hambúrguer é escolher a esquina perfeita – esteja ela num calçadão, dentro de um shopping ou na avenida principal de uma cidade.” – afirma Thiry.

Na minha visita à feira de franquias da ABF pude entrevistar franquias dos mais variados segmentos, uma outra pessoa que eu tive o maior prazer em reencontrar foi o Sylvio Korytowski, Diretor de Expansão da rede de franquias Hope Lingerie. Essa que será uma das próximas entrevistas a serem publicadas aqui no blog!

Destaque também para a Franquia iGUi Trata Bem, que recebeu o prêmio de Sustentabilidade na Categoria Sênior no Prêmio ABF Destaque Franchising 2017, pelo projeto do novo quiosque da marca, feito com lâminas de fibra de vidro, material termoacústico, com custos reduzidos, sem desperdícios e economia de recursos como água e energia. Tive o prazer de entrevistar a Alessandra Luchi, Diretora de Expansão da rede, e o Anderson Fábio, franqueado iGUi Trata Bem no município de Cotia em São Paulo.

Quiosque iGUi Trata Bem
Quiosque iGUi Trata Bem, feito com lâminas de fibra de vidro

Então esse foi o resumo do que aconteceu na ABF Franchising Expo 2017 e fique ligado para acompanhar todas as entrevistas que gravei por lá!

Clique aqui para ser avisado em primeira mão sobre as próximas entrevistas e conteúdos do Blog!

O que achou do artigo de hoje? Deixe aqui em baixo o seu comentário! Esse feedback é muito importante para saber se estou ajudando você a percorrer o caminho certo na escolha oportunidade de franquia que traga muito sucesso para você!

Comentários

comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.