Franquia Ecoville | Entrevista com Leonardo Castelo

Tempo de leitura: 5 minutos

Franquia Ecoville: Conheça melhor essa oportunidade no varejo de produtos de limpeza

A vigésima primeira entrevista da série foi sobre a franquia Ecoville, com o Leonardo Castelo, Franqueador da rede. A franquia, especializada na venda de produtos de limpeza, foi destaque da 10ª edição da Expo Franchising ABF Rio e já ultrapassa a marca de 235 franquias em todo o Brasil.

A entrevista foi gravada diretamente do stand da franquia Ecoville durante a Expo Franchising ABF Rio 2016, que aconteceu no Rio de Janeiro do dia 6 ao 8 de outubro de 2016. Assista abaixo para conhecer melhor essa oportunidade de franquia!

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Sobre a Franquia Ecoville

A Ecoville, com sede em Joinville, Santa Catarina, fabrica e comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como alvejante, detergente, amaciantes e limpa-vidros.

Foi fundada em 2007 pelos irmãos Leandro e Leonardo Castelo, engenheiros de formação que, ao lado do pai, José Edmar Castelo, levaram o modelo de venda direta de empresas como Avon, Mary Kay e Natura para o segmento de produtos de limpeza.

Além da venda feita por uma rede de revendedores diretamente na casa dos consumidores, os produtos fabricados são comercializados nas 142 lojas da marca, a maior parte em modelo de licenciamento. A marca gera mil empregos diretos, com as lojas e dois parques fabris, um localizado em Joinville, Santa Catarina, e outro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em junho de 2016, a Ecoville ingressou no segmento de Franchising, com o oferecimento de dois formatos de negócio: franquia e microfranquia. E surpreendeu ao fechar o ano de 2016 com 235 unidades franqueadas, o que representou o recorde em novas franquias em 2016 no Brasil!

Uma das estratégias utilizadas pela rede foi intensificar o relacionamento com os interessados em investir no próprio negócio. A empresa estruturou encontros e palestras nos estados onde aconteceram as principais feiras do País, com o objetivo de aproveitar a movimentação destes eventos para aproximar empreendedores.

Enquanto as feiras costumam ter três dias de duração, a equipe da franquia Ecoville esteve presente por 20 dias em cada uma das cidades que recepcionaram os principais eventos do segmento neste ano: São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os profissionais desenvolveram diversas ações em hotéis destas capitais, que envolveram palestras sobre técnicas de vendas e os desafios de empreender no mundo do franchising.

“A feira é somente um meio de entrar em contato com os empreendedores. Para realmente atingir um resultado esperado, percebemos a necessidade de intensificar essa relação. As palestras e os encontros são uma maneira de apresentar o nosso modelo com mais calma às pessoas”, comenta Neder Kassem, consultor responsável pelo projeto de expansão da rede Ecoville e organizador e palestrante dos eventos da marca. O especialista também é precursor da Escola de Vendas K.L.A. e fundador da Academia Brasileira das Vendas.

A atuação intensiva em diversas localidades do Brasil tem proporcionado resultados atrativos, só no Rio de Janeiro foram assinados 45 contratos de franquias em 25 dias.

“O empreendedor precisa conhecer a marca de perto para adquirir confiança e concluir que está fazendo um bom negócio. A nossa estratégia, que visa à aproximação, é muito importante para quem quer dar um passo tão importante que é abrir o próprio negócio”, comenta Leonardo Castelo, fundador da Ecoville.

E para atender de maneira mais próxima os novos franqueados, oferecendo auxílio nas questões comerciais e operacionais, a rede, em parceria com a Academia Brasileira das Vendas, abriu escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Em breve, deve abrir no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

Com a franquia Ecoville tradicional, que custa a partir de R$ 148 mil, o franqueado tem direito a uma loja física, um ponto móvel (uma carreta para a venda de produtos na rua e em empresa) e o canal de televendas, responsável por dar suporte aos outros modelos, facilitando a vida do franqueado na hora de fidelizar os antigos consumidores e prospectar novos.

No outro modelo, que é de microfranquia, o empreendedor adquire um ponto móvel, a partir de R$ 85 mil, que inclui uma carreta para a venda de produtos na rua e amostras para a venda direta.

Em ambos os modelos, a empresa oferece ao franqueado uma série de benefícios, como um sistema para gerenciamento de clientes, vendas e retaguarda. Também estão inclusos assessoria de marketing, consultoria de campo, consultoria jurídica, consulta a especialistas, além da academia de vendas, na Universidade Ecoville, com treinamentos oferecidos durante todo o ano sobre técnicas de vendas, produtos e gestão estratégica.

“A nossa sistemática de venda é inovadora, temos processos muito bem definidos e variedade de treinamentos”, conclui o franqueador Leonardo Castelo.

Investimentos da franquia Ecoville:

Investimento inicial:  R$ 148 mil (Taxa de franquia inclusa).
Taxa Inicial de Franquia: R$ 50 mil.
Royalties mensais: R$ 1.500,00 (fixo).
Fundo de propaganda: R$ 750,00 (fixo).
Previsão de faturamento bruto mensal: R$ 50 mil.
Lucratividade mensal: 20% do faturamento bruto.
Previsão de retorno do investimento: De 12 a 24 meses.

Investimentos da microfranquia Ecoville:

Investimento inicial:  R$ 85 mil (Taxa de franquia inclusa).
Taxa Inicial de Franquia: R$ 50 mil.
Royalties mensais: R$ 500,00 (fixo).
Fundo de propaganda: R$ 300,00 (fixo).
Previsão de faturamento bruto mensal: R$ 25 mil.
Lucratividade mensal: 20% do faturamento bruto.
Previsão de retorno do investimento: De 12 a 24 meses.

Para mais informações sobre a franquia Ecoville acesse o site: www.ecovillefranquias.com.br

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